Casamento Celta, é uma Cerimônia de Espiritualidade Suprema, um casamento ecumênico por acolher todas as religiões, pois é uma celebração com senso de justiça, acolhida e amor.

Os Noivos que amam a natureza, tem muita identificação nesta cerimônia, onde expressam seu amor com as Bençãos do universo e da natureza, recebendo a energia divina que norteiam a vida do casal.

É indicada aos casais com religiões diferentes, ou que não tenham vínculo com nenhuma religião. A Celebração Celta acolhe e respeita todas as religiões sem agredi-las e Celebra o Amor e a Escolha dos Casais.

O casamento Celta sempre será celebrado por uma mulher exatamente pela cultura Matriarcal, a beleza e a riqueza em detalhes desta Celebração, encanta e inunda de emoção a todos os presentes.

A cultura Celta é Matriarcal, por ser a mulher que conduzia a família e educava os filhos e os conduzia a espiritualidade junto à natureza, pois DEUS se manifesta na universo, enquanto os homens iam para as conquistas de novas terras pela região entre Inglaterra, Irlanda e Escócia e aos poucos foram conquistando regiões do sul da Europa.

O povo Celta existiu a aproximadamente 3.500 anos antes de Cristo e a partir da vinda de Jesus, adotaram o Cristianismo Celta, acreditando numa relação Sagrada com Jesus, e continuando as tradições do respeito à natureza e a DEUS.

O número nove é o número da União e do Amor, da Paciência, Tolerância, Fé e Generosidade, todos elementos de grande importância num casamento, por isso são seguidos 9 momentos especiais na Celebração Celta.

1. Explicação da Cultura Celta.
2. Entrada pelo Caminho Pais, Padrinhos e Noivo
3. Acolhida da Noiva pelas Crianças
4. Purificação dos Noivos
5. Oferenda dos Padrinhos
6. Preleção (Amor)
7. Entrada e Benção das Alianças
8. Troca das Alianças
9. Benção Final

Um grande diferencial da Celebração Celta, é que os Noivos ficam de frente para os Convidados e tem a participação ativa de Pais, Avós, Padrinhos e outros membros da Família, respeitando a ancestralidade e a Sabedoria de nossos idosos, trazendo ao casamento a verdadeira e mais forte Benção, dos Avós, Pais e Padrinhos.

As Alianças são levadas ao altar por uma jovem mulher amiga da família, geralmente amiga da Noiva e adulta por entender a importância do significado que representam as alianças. É um elo de Companheirismo e Dedicação.

As crianças alegram a Cerimônia e geralmente estão com uma mandala de flores na cabeça. As meninas entram pelo caminho jogando pétalas de flores coloridas e simbolizam a beleza, a pureza da infância e a graça das meninas. Já os meninos entram jogando sementes pelo caminho, simbolizando a fartura, prosperidade, alegria e durante ao longo desta entrada um dos meninos, toca os Sinos da Alegria.

O Noivo espera a noiva numa Mandala de flores, que simboliza o ponto de União do casal que se encontram e se completam em Amor e à livre escolha dos Noivos.

Os Noivos recebem as bençãos dos quatro elementos da natureza, que são representados pelo fogo que mantém a chama do amor.

A terra é representada pelo sal, purificador e conservador do casamento.

A água que simboliza a transparência da união e a flexibilidade.

O ar é representado pelo incenso que exala o aroma da natureza e simboliza a vida e o ar que respiramos.

É o momento de acolhida das famílias aos noivos como novos membros das mesmas. As alianças são recebidas pelos pais. Os pais da Noiva recebem as alianças do Noivo e os pais do Noivo recebem as alianças da Noiva.

Os noivos fazem um agradecimento aos pais, e a família da Noiva entrega a aliança ao Noivo e e a família do Noivo entrega a aliança à Noiva. Neste momento eles trocam as alianças e fazem o juramento.

As alianças são lavadas e purificadas com sal e água. É o momento de acolhida das famílias aos noivos como novos membros das mesmas.

Os Padrinhos e Pais tem presença marcante durante a celebração, fazendo oferendas aos Noivos.

Os Padrinhos são os Anjos do casal e ofertam aos Noivos, presentes simbolizando valores que norteiam um casamento. Podem ou não cada casal de padrinhos falar sobre o significado daquele presente simbólico ou os noivos escolhem um Padrinho para falar sobre a amizade.

Os presentes, são: Paz, Sabedoria, entre outros e os Pais encerram ofertando a Fé e o Amor.

Os votos são feitos pelos Noivos que escrevem e leem um ao outro no momento adequado e o guardam em um Baú de madeira, onde é explicado o significado do baú e a utilidade do mesmo na vida do casal.

Ao final a Sacerdotisa lê a Benção Celta que é linda e com um significado especial aos Noivos e as famílias.

O traje dos noivos podem ser mais despojados no estilo das vestimentas Celtas ou em traje normal de noivos de nossa cultura.

As músicas Celtas são lindas e na maioria instrumentais, com Harpa e Gaita de Fole e enriquecem muito a celebração.

É uma cerimônia com duração entre 40 a 50 minutos.

Trecho da Benção Celta:
“ Que Deus lhes sustente suavemente na palma de suas mãos.
Que vivam todo o tempo que quiseres e que sempre
possam viver plenamente”.